BIOGRAFIA DOS UFÓLOGOS BRASILEIROS

domingo, abril 09, 2006

ANTONIO DE PADUA FARONI

Acompanho, estudo e pesquiso Ufologia desde o ano de l970, exatamente pelo que menciono a seguir:
No mês de Junho desse ano me dirigia com minha família numa viagem de ônibus por uma estrada que liga o Km.275 da Via Anhanguera à cidade de Santa Rosa do Viterbo-SP., minha terra natal. Por volta de 23:00hs. o ônibus trafegava por uma região totalmente desabitada e num determinado momento uma luz fortíssima sobre o ônibus fez com que o motorista freasse bruscamente, saindo da pista. Todos que estavam acordados, inclusive eu, ficaram perplexos e sem resposta para aquilo, pois segundo o motorista não havia absolutamente nada que pudesse emitir um facho de luz tão forte, não tendo cruzado com nenhum veículo ou avistado nenhuma aeronave ou coisa semelhante. Demos seqüência na viagem e chegando no destino, após + ou - 40 minutos do local da ocorrência, cumprimentamos parentes e amigos e fomos nos recolher. Na manhã seguinte logo cedo, constatei grupos de pessoas na rua em frente à casa em que eu estava hospedado e a curiosidade me fez perguntar para um tio, dono da casa, o que essas pessoas faziam ali. Segundo ele, essas pessoas estavam desde o fim da noite anterior na rua pois testemunharam um fortíssimo clarão sobre a cidade e não havia uma explicação lógica para isso, pois o tempo estava totalmente sem nuvens com uma lua bem brilhante e não se ouviu nenhum estrondo que precedesse essa luz. Isso me intrigou e daí nasceu meu interesse pela Ufologia.

Retornando à biografia, nesse mesmo ano me filiei à extinta APEX - Associação de Pesquisas Exológicas, então comanda pelo brilhante Dr. Max Berezovski, ali permanecendo por alguns anos. Devido a questões profissionais, por me deslocar muito em viagens a serviço, acabei me afastando dessa Entidade, porém mantendo o interesse sobre a Ufologia, me mantendo como um pesquisador solitário, porém muito bem informado. Em meados dos anos anos 90, tive o prazer de conhecer o CEPEX - Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas, localçizado na cidade de Sumaré-SP., coordenado pelos irmãos Mondini (Eduardo e Oswaldo), com os quais me integrei, passando a fazer parte da Diretoria desse Grupo e me envolvendo totalmente com tudo que ocorria principalmente na região de Campinas, Piracicaba, Americana e cidades vizinhas.Com esse Grupo participei ativamente das pesquisas do Caso Varginha, com ida à essa cidade para andamento das pesquisas.Me considero um pesquisador de campo por natureza, pois aprecio o contato com as testemunhas oculares de ocorrências da casuística ufológica, onde emprego técnicas de entrevistas visando detectar casos fantasiosos, fraudes, má interpretações (maioria dos casos) ou até reais, procurando me aproximar o máximo possível do que efetivamente ocorreu. Prefiro me rotular como sendo a favor de uma linha holística, pois em se tratando de algo que ninguém tem o domínio, temos que estar abertos e preparados para qualquer possibilidade. Me considero antes de mais nada muito racional na forma de tratar a Ufologia, não deixando a paixão pelo assunto dominar meu rumo e objetivo final. Por ser um sagitariano, costumo dizer que encaro a Ufologia com os "04" pés no chão e dentro de uma linha de seriedade e coerência tenho o hábito de dizer que "as provas que invalidam uma hipótese são mais importantes que as evidências que a sustentam".